Sessões de Comunicações

Também disponível em PDF, clicando aqui.

Local Títulos das Comunicações
12/11 (14h - 15h30) – QUARTA-FEIRA
NAP - SALA 1 Grupo C1
  • Explorando características acústicas de vozes clonadas - Gabriel Catani
  • As pausas na manutenção do ritmo em batalhas de rima - Raiane dos Anjos Pereira
  • Prosódia e escrita em diálogo: o apagamento do -R em infinitivos verbais em produções escolares de Porto Velho-RO - Sabrina Evelyn Cruz Oliveira
NAP - SALA 2 Grupo C2
  • Teorias Linguístio-discursivas aplicadas a estruturação da área de comunicação - Viviane Quenzer
  • Por um percurso metodológico da “imagem de autor”: implicações entre discurso, autoria e inteligência artificial - Caio Mário de Oliveira Magalhães
  • Memória insurgente em comentários no instagram: o discurso digital sobre violência obstétrica - Allan Alfredo Silveira dos Anjos
NAP - SALA 5 Grupo C3
  • FolheaRR: uma perspectiva descritiva, analítica e comparativa do acusativo anafórico e do clítico pronominal no continuum de gêneros jornalísticos de Roraima - Lana Camila Santos Gonçalves
  • Língua on-line: descrição e análise comparativa de fenômenos variáveis encontrados em textos jornalísticos de portais digitais de notícias e em blog posts - João Roberto Antunes
  • Os clíticos pronominais de primeira pessoa em legendas de séries: um estudo pautado nas correlações entre variação e gênero textual-discursivo - Lívia Oliveira Azevedo
NAP - SALA 6 Grupo C4
  • Análise de discursos políticos presidenciais e jogos de poder na Guiné-Bissau e Cabo Verde 1990 – 2025 - Júlio Mário Siga
  • A problemática do ensino e da marginalização do português angolano a partir da designação/nomeação do estereótipo calão: um caso de estudo da complexidade linguística de Angola - Makosa Tomás David
  • Língua portuguesa no ensino fundamental guineense: Inclusão do guineense no processo de aprendizagem - Maimuna Baldé
NAP - SALA 7 GRUPO C5
  • O Estado e o Ensino de Língua Portuguesa: o discurso sobre a língua falada e a língua escrita para a formação do sujeito urbano escolarizado na/pela BNCC - Dandara Rochelly Fernandes Araújo
  • Letramento Racial Crítico: um estudo na 4ª Etapa da Educação de Jovens, Adultos e Idosos no Contexto da Educação Prisional no Maranhão - Arielson Tavares
  • Proposta de Sequência Didática com gêneros discursivos-textuais especializados: a educação e a cidadania em tempos de crise climática - Marcelo Eduardo Rodrigues Okazaki
NAP - SALA 8 GRUPO C6
  • Discursos sobre a leitura em declarações envergonhadas de leitores: Entre a confissão e a justificativa - Paul Fernand da Cunha Leite
  • “Fluxo” de Hilda Hilst: estratégias enunciativas a serviço do caos e da intensidade. - Tania Regina Cosci
  • A escrita amorosa como resistência em tempos de exceção: uma análise da obra “A vida verdadeira de Domingos Xavier” - Pedro de Miranda Cozac
NAP - SALAS 11/12 GRUPO C20
  • Arqueogenealogia da Análise de Discurso do Brasil: epistemologias em disputa e saberes coloniais - Agnes Eduarda da Silva Brito
  • Branquitude e Ethos Discursivo: entre a performatividade e a delegação de saberes - Lauro Geovany Damasceno Martins
  • Do relato de si ao cuidado do outro: modos de subjetivação de Enfermeiras negras em documentários no YouTube - Andreia Dellano Mendes Nunes
NAP - AUDITÓRIO GRUPO C8
  • O roteiro da adolescência em mídias de massa: uma análise bakhtiniana da ideologia em gêneros audiovisuais sobre o adolescente - Anna Líria Sansaloni Barbosa
  • A dispersão de cronotopos e fronteiras nas/das edições da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo: uma análise dialógica - Thiago Henrique Nascimento Vergara
13/11 (14h - 15h30) – QUINTA-FEIRA
NAP - SALA 1 GRUPO C9
  • Profissão e variação estilística: alternância de pronomes de 2PS no português em uso em Roraima - Laeny Amaral de Sousa
  • DESCRIÇÃO DO POSSESSIVO NA LÍNGUA BISSAU-GUINEENSE - Janifer Nunes da Fonseca
  • OS ESTUDOS VARIACIONISTA DO PORTUGUÊS DA GUINÉ-BISSAU: uma abordagem lexical e semântica - Carlitos Maca
NAP - SALA 2 GRUPO C10
  • Uma análise do discurso literomusical: memórias musicológicas nas práticas poético-discursivas intersemióticas em Castro Alves (1868) e Jarid Arraes (2019) - Iris Isis Rowena Campos
  • Arte e resistência: como a colagem opera como prática para reflorestar o imaginário. - Débora Juliana Rodrigues de Macedo
  • A subversão de gêneros do cinema pela paródia - Lucas Augusto Pires Contessotto
NAP - SALA 5 GRUPO C11
  • A construção da loucura em personagens femininas à luz da semiótica discursiva - Rodrigo do Prado Pazzini
  • A mulher do século XX: perspectiva semiótica e da socialização feminina em A vida invisível de Eurídice Gusmão e no Jornal das Moças - Mariela Luiza Salvini
  • Guerra Cultural: a resistência de mulheres pela literatura e pelas artes contra a ditadura militar de 1964. - Ofélia Bravin
NAP - SALA 6 GRUPO C12
  • DISCURSO, FAKE NEWS E COMUNIDADE SURDA: CONSENSOS E DESCONSTRUÇÕES. - Wesley Nascimento Santos
  • CLIL no ensino de língua portuguesa como L2 para alunos Surdos: um modelo possível? - Talita Nabas Tavares
  • ENTRE PRÁTICAS E EVENTOS DE (MULTI)LETRAMENTOS: VIVÊNCIAS DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - Fátima Letícia da Silva Gomes
NAP - SALA 7 GRUPO C13
  • Discursos messiânicos de Bolsonaro e Trump: regularidades discursivas após os ataques aos presidenciáveis em 2018 e 2024 - Isabela Pereira Andrade
  • Os “patriotas” contra o comunismo: nós e eles no 08 de janeiro de 2023 - Júlio César Martins Santos
  • A PREGAÇÃO NEOPENTECOSTAL NO DISCURSO POLÍTICO DA EXTREMA-DIREITA BRASILEIRA - Sandson de Souza Costa
NAP - SALA 8 GRUPO C14
  • Léxico, território e educação: proposta de dicionário bilingue (português-inglês) do léxico popular do Amapá - Amanda da Costa Carvalho
  • A Linguística Popular e a metalinguagem em poesias mato-grossenses - Elisangela Dias Saboia
  • A língua do Brasil na perspectiva de estudantes italianos: nomeações e designações - Beatrice Faccini
NAP - SALAS 11/12 GRUPO C15
  • O que Dido quer de volta? Um estudo retórico-semiótico da carta “Dido a Eneias” (Ovídio, Heroides, VII) - Beatriz Araujo Morandini
  • Obstinação: a culpa e a obsessão em Ovídio, Heroides, XX - Blair Lily Janguas Alves
  • O novo pathos: contribuições da taxonomia tomista para a teoria retórica aristotélica - Pedro Luiz Rodarte Gulke
14/11 (14h - 15h30) – SEXTA-FEIRA
NAP - SALA 1 GRUPO C16
  • EXPLORAÇÃO DE MÉTODOS AUTOMÁTICOS PARA ANOTAÇÃO DE CORPUS SEGUNDO O MODELO ABSTRACT MEANING REPRESENTATION - Maria Julia Bernardo Comarim
  • Rumo ao NomBank.Br: esboço de diretrizes e mapeamentos nominais - Bryan Khelven da Silva Barbosa
NAP - SALA 2 GRUPO C17
  • Por uma sociolinguística mais queer: relação entre corpos dissidentes e língua - Priscila Cristina Zambrano
  • Entre maquiagens e costuras: as dramatizações do fazer-ser drag - Vinícius dos Santos Ribeiro
  • Paul Preciado e Virginia Woolf na relação do espaço e do tempo no dispositivo do corpo transexual - Paola de Toni
NAP - SALA 5 GRUPO C18
  • Cartas do acaso ou de condições de produção?: gênero e corpo em discurso em baralhos de tarô - Aline Oliveira Amorim
  • Literatura e enfrentamento: análise discursiva da violência de gênero em obras de autoras contemporâneas - Karen Gabriele Poltronieri
  • Sujeito universal, mulheres silenciadas: o exemplo gramatical como dispositivo discursivo de exclusão de gênero no Brasil oitocentista - Eduardo Batista
NAP - SALA 6 GRUPO C19
  • REGISTROS AUTOBIOGRÁFICOS DE MÃES ONCOLÓGICAS: MEMÓRIAS CONSTRUÍDAS A PARTIR DO DISCURSO MÉDICO E DO ACONTECIMENTO TENSIVO - Carolina Pasquote Vieira
  • Entre o medo e a memória: o arquivo das visagens marajoaras sob a ótica de Foucault e da semiótica do discurso - Rafael dos Santos Lopes
NAP - SALA 7 GRUPO C7
  • Análise do percurso passional de Dejanira em um trecho da Carta IX “Dejanira a Hércules” (Ovídio, Heroides, IX) - Lucca Mollo Brasileiro de Carvalho
  • Faces da argumentação: o amor e a ameaça em Ovídio, Heroides, XVI - Raquel da Fonseca David
  • Entre o desejo e a dúvida: um estudo retórico-semiótico sobre a hesitação na carta “Helena a Paris” (Ovídio, Heroides, XVII) - Marina Curti Geraldo
NAP - SALA 8 GRUPO C21
  • Conlang na escola: análise, comparação e adaptação ao contexto brasileiro - Beatriz Habara Morgon
  • Gamificação e novos letramentos: estratégias para o ensino do gênero crônica no ensino médio - Lílian de Sousa Sena
  • INTERFACES TRANSMÍDIA E IAS GENERATIVAS: PERSPECTIVAS SOBRE A APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL PARA FINS ACADÊMICOS. - Rodolfo Aparecido Lemos
NAP - SALAS 11/12 GRUPO C22
  • O papel da disposição na construção de uma lógica do proceder: a regulamentação dos valores no “estatuto do PCC” - Alvaro de Souza Vieira
  • Retórica, paixões e persuasão: uma leitura dos protagonistas nos contos de Rubem Fonseca - Mariana Glória Franco da Silva
NAP - AUDITÓRIO GRUPO C23
  • O poder da palavra e “decretos” na língua: práticas discursivas de coerção na política - Felipe Masquio de Souza
  • (Im)polidez no discurso digital: a compreensão da polêmica como interincompreensão em comentários de publicidade cosmética no Instagram - Amanda Carvalho