Oficina 3 - Jogos e gamificação no ensino de inglês: recursos didáticos da teoria à prática
Resumo
Esta oficina tem como objetivo abordar e discutir a aplicação de jogos educativos e da gamificação como recursos didáticos para otimizar o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Partindo do pressuposto de que a gamificação utiliza dinâmicas de jogos para engajar e motivar os estudantes, a atividade será dividida em dois momentos. Primeiramente, serão abordados os conceitos teóricos que fundamentam a proposta, dialogando com autores como Leffa (2019) e Santos (2020). No segundo momento, os participantes terão a oportunidade de interagir com quatro jogos educativos desenvolvidos para o contexto da sala de aula, sendo um deles adaptado para alunos com deficiência visual: Word Strips:focado no desenvolvimento de vocabulário contextualizado; Guess the Word: um jogo que usa o cronômetro para estimular a oralidade e a participação em grupo; Prefixes and Suffixes Puzzle: um jogo em formato de quebra-cabeça para sistematizar o aprendizado de afixos na formação de palavras; Vocabulary Quiz: um quiz colaborativo que abrange a tradução de palavras, a pronúncia e a criação de frases. Espera-se que, ao interagirem com esses jogos, os participantes sejam capazes de adaptar e criar seus próprios recursos gamificados para o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas (leitura, escrita, escuta e fala). A crescente integração de tecnologias digitais no cotidiano dos alunos impõe à Linguística Aplicada o desafio de investigar e propor metodologias de ensino que dialoguem com essa nova realidade. Como aponta Leffa (2019), ao trazer o jogo para o contexto de aprendizagem, o objetivo transcende o entretenimento e foca em reforçar a aquisição de conhecimento. Esta oficina justifica-se por estar diretamente alinhada aos debates contemporâneos relacionados ao ensino de línguas, abordando as metodologias ativas e a gamificação como estratégias para um aprendizado mais engajador e significativo. As atividades oferecidas também contribuem para a formação dos participantes e podem ser aplicadas em suas salas de aula, incentivando a autonomia na criação de materiais didáticos e contribuindo com uma perspectiva prática sobre como a teoria pode subsidiar a criação de recursos pedagógicos eficazes e inovadores.
Sobre a ministrante
Livia Maria Falconi Pires (Lattes)
Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário Claretiano (2002). Atualmente é professora- PEB II da Escola Municipal Prof, Maria Arlete Angeleli.