Oficina 1 - Discurso político em movimento: do palanque ao Twitter/X

Ministrantes: Profa. Dra. Lívia Falconi e Profa. Dra. Júlia Klein Caldas

Resumo

Diante da efervescência discursiva da atualidade, demonstrando novas ordens, é possível dizer que o discurso político sofre alterações e se molda influenciado pelas ferramentas que promovem sua circulação, diferenciando-se daquele que era objeto da AD em seu nascedouro nos idos anos de 1960. Em constante mutação, sendo ele sócio- historicamente construído, passível de diferentes emergências e construtor de memória, possui características fluídas e também fixas. O discurso político tem que se adaptar, já que não está só ocupando seu lugar de conforto, o palanque, mas sim a televisão e as redes sociais, dessa maneira, se constrói a partir de um jogo de sedução e convencimento e não se transformando meramente em um instrumento da política. Aparece-nos, na atualidade, um discurso político característico na modernidade pela “fala breve e efêmera”, “discurso curto, descontínuo e ininterrupto” (COURTINE, 2006, p.84), do qual é difícil depreender algo, no qual se valoriza a expressão da subjetividade, de certo individualismo que dá amplas margens para o lugar de destaque do sujeito político. Portanto, nessa oficina propomos análises e discussões sobre o discurso político produzido nos últimos anos e hodiernamente em circulação em diferentes plataformas digitais de interação, com foco no Twitter/X. Para tanto, abordaremos conceitos e métodos na Análise do Discurso, passando pelas teorias da Análise do Discurso de vertente Foucaultiana e chegando até a Análise do Discurso Digital.

Sobre as ministrantes

Livia Maria Falconi Pires (Lattes)

Graduada em Licenciatura Plena em Letras português/espanhol pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR no ano de 2009, titulada Mestre em Linguística no ano de 2012 pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da mesma universidade, doutora em Linguística pelo mesmo PPGL no ano de 2017 e concluiu o pós-doutoramento em 2023. Fez Estágio de Pesquisa (BEPE-FAPESP) na Université de Toulouse 2 (Jean-Jaurès), desenvolvendo pesquisa em discurso, mídia e política. Participou do grupo de estudos em Análise do Discurso-Labor desenvolvendo pesquisas relacionadas com as mudanças no discurso político na esteira da teoria da Análise do Discurso de linha francesa. Em 2010 foi vice- representante discente da pós-graduação em linguística da UFSCar e em 2013 foi representante discente do mesmo programa. É docente do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP-São Carlos), foi docente substituta do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e é integrante do Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais - LEEDIM.

Júlia Klein Caldas (Lattes)

Doutora e mestra em Linguística Aplicada pela Unisinos (ambos com bolsa CAPES integral). Especialista em Planejamento de Comunicação e Gestão de Crises de Imagem pela PUC-RS. Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Unisinos, também possui Graduação Tecnológica em Fotografia. Integrante do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC/CNPq), vinculado à Fundação Casa de Rui Barbosa/RJ e do Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais (LEEDiM), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Editora da revista digital Linguarudo, com foco em popularização da ciência. Também integra o corpo editorial do projeto Ler, Literatura e Ciência, em que desenvolve fascículos educativos para crianças e jovens da rede básica de ensino. Membra da Associação Brasileira de Linguística (Abralin), Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED Brasil), Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) e integrante do coletivo Observatório Argentino, que reúne professores e pesquisadores latino-americanos pela democracia e direitos humanos. Suas pesquisas estão voltadas à Análise do Discurso, com interesse em discurso midiático, discurso político e discurso digital, bem como em argumentação, letramento midiático, letramento digital, popularização da ciência e comunicação política. Tem experiência profissional nas áreas de comunicação corporativa e assessoria de imprensa.

< Voltar à programação