Minicurso 5 - Um jardim mexicano para cultivar processos de formação de professores de espanhol língua estrangeira

Ministrante: Profa. Dra. Adriana Marcela Bogado

Resumo

Este minicurso se inspira nos jardins como espaços de experiência que incorporam modos de ser e existir em diferentes culturas. Assim, tomando o jardim como tema experimentaremos uma metodologia de ensino e aprendizagem de espanhol língua estrangeira que busca integrar as dimensões sensível, intercultural, estética, linguística e ambiental. No primeiro encontro, conheceremos um pouco da história dos jardins como lugares de lazer, recreação e de contato com a beleza, em que as distintas culturas imprimem sua marca. Para isso utilizaremos algumas imagens do Jardim Botânico Amantikir, de Campos do Jordão. Em seguida, serão descritas as características dos jardins tradicionais da cultura mexicana, considerados espaços sagrados pelas civilizações originárias desse território. Encerraremos o primeiro encontro, abordando as diversas influências transmitidas pelos espanhóis até os dias atuais, tomando como referência o jardim do Museu Frida Kahlo. Dessa forma, poderemos identificar alguns elementos essenciais na construção de um jardim mexicano. No segundo encontro, exploraremos o nosso jardim interior e construiremos uma representação dele, a partir de dinâmicas inspiradas em Mariscal (2014), Estés (2018) e Stuart-Smith (2021). Encerraremos o encontro refletindo sobre a relevância de processos de ensino e aprendizagem de espanhol que integrem Língua e Cultura, e sobre as possibilidades de implementação e adaptação das dinâmicas experimentadas nos contextos de atuação dos participantes. Todo o minicurso será ministrado em espanhol.

Sobre a ministrante

Adriana Marcela Bogado (Lattes)

Educadora e pesquisadora de formação multidisciplinar, nas áreas de Letras, Sociologia e Educação, com Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e pós-doutorado no Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar. Atua como professora de espanhol para brasileiros em La Fuente, um espaço de ensino criado pela educadora para desenvolver processos relacionados ao ensino-aprendizagem do espanhol como educação ao longo da vida. Também realiza traduções de textos acadêmicos e coordena atividades culturais e educativas que promovem o contato com a língua e culturas hispânicas.

< Voltar à programação