Minicurso 2 - Práticas e representações da escrita e da leitura

Ministrantes: Profa. Dra. Luzmara Curcino, Prof. Dr. Rafael Borges e Profa. Dra. Pamela Rosin

Resumo

Neste minicurso discutiremos, à luz de princípios da Análise do Discurso em especial, relativos à “ordem dos discursos” (Michel Foucault, 1998), de reflexões da Sociologia da distinção cultural (Pierre Bourdieu, 2007; Didier Eribon, 2022), da História Cultural da leitura (Roger Chartier, 1998), e da História das sensibilidades/emoções (Courtine, 2016), algumas formas de representação da escrita e da leitura em nossa sociedade de modo a refletirmos sobre o impacto dessas representações sobre essas práticas, ou seja, sobre o modo como as concebemos e as exercemos, ou somos impedidos de exercê-las, individual e coletivamente. Para isso, cada ministrante mobilizará dados distintos, que guardam em comum justamente certas regularidades quanto aos modos como a escrita e a leitura são em geral enunciadas, mostradas, ostentadas, não de qualquer modo, nem por qualquer um. Como toda e qualquer prática, elas não são independentes das formas simbólicas com as quais uma sociedade avalia, julga, promove, ensina seus sujeitos como usufruir dessas práticas. Além disso, dado seu valor simbólico e distintivo, as formas de representação dessas práticas também agem na separação e na hierarquização dos sujeitos, elegendo e legitimando alguns e estigmatizando outros quanto à apropriação da escrita e da leitura. O que buscaremos focalizar no minicurso, por meio da demonstração de análises de textos de diferentes origens e gêneros que tenham tematizado a escrita e/ou a leitura, é justamente algumas dessas injunções discursivas que definem o que, social, cultural e historicamente pode e deve ser enunciado sobre essas práticas, quem são seus enunciadores legítimos, que objetos, usos e sujeitos são normalmente evocados nas representações dessas práticas e de que modo são caracterizados. Também focalizaremos que emoções podem estar implicadas quando enunciamos a respeito da escrita e da leitura, e o quanto a convocação dessas emoções constitui, afeta e determina os discursos, logo as práticas de escrita e de leitura.

Sobre os ministrantes

Luzmara Curcino Ferreira (Lattes)

Graduada em Letras pela UFU (2001), mestre (2003) e doutora (2006) em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/FCLAr. Realizou estágio de doutorado no exterior, em 2005, na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS/Paris/França), sob a supervisão de Roger Chartier. Realizou pós-doutorado na UNICAMP (07/2016 a 07/2017) sob a supervisão de Sírio Possenti, e na Universidade de Versalhes Saint Quentin em Yvelines - UVSQY/Versalhes/França (08/2017 a 01/2018), sob a supervisão de Jean-Yves Mollier e Jean-Claude Yon. Professora Associada (nível IV) no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, atuando nos cursos de Licenciatura em Letras e Bacharelado em Linguística e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística desta instituição, orientando pesquisas nas linhas de "Ensino e Aprendizagem de Línguas" e de "Linguagem e Discurso". Atuou como professora visitante na Universidade de Buenos Aires (2016) e pesquisadora no Centro de História Cultural das Sociedades Contemporâneas na UVSQY/Versalhes/França em 2017-2028. Tradutora de vários livros da área de estudos da leitura, análise do discurso e sociologia cultural. Atuou como vice-coordenadora do PPGL/UFSCar de 2021 a 2025. Coordena o Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE-UFSCar/CNPq) desde 2009. Coordenou a área de Letras do PIBID, entre 2013 e 2021. Também atuou como membro da equipe gestora do PRODOCÊNCIA (2014), do PNAIC (2016 a 2017) e como membro-coordenador do PLI (de 2011 a 2015 e de 2017 a 2020). Dedica-se a pesquisas em análise de discursos sobre a leitura e sobre o leitor brasileiro. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa sobre as emoções em discursos sobre a leitura. Nesses projetos, tem contado com financiamento parcial ou integral das agências de fomento CNPq, CAPES e FAPESP.

Pâmela da Silva Rosin (Lattes)

Professora Auxiliar II no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuando nos cursos de Bacharelado em Direito, Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e na Licenciatura em Pedagogia. É bacharela em Linguística pela UFSCar (2013), tem especialização em Educação e Novas Tecnologias pela Universidade Estácio de Sá Polo Ribeirania (2023). É mestra em Linguística (área de concentração: Linguagem e Discurso) pelo PPGL/UFSCar (2016) e doutora em Linguística pela mesma instituição (2020) com a realização de estágio de doutorado (2018) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris, França) sob a supervisão da Profa. Dra. Judith Lyon-Caen, com apoio financeiro da FAPESP (BEPE/Processo: 2017/26244-4). Desde 2012 é membro do grupo de pesquisa LIRE (Laboratório de Estudos da Leitura), dedicando-se a pesquisas relativas à leitura, à formação do leitor e às práticas de leitura e escrita, particularmente no que diz respeito às frases destacadas e seu uso posterior. Atuou como Revisora voluntária (2015-2016) no projeto Letras Solidárias, promovido pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis PPACCE da Universidade Federal do Ceará e como estagiária nas áreas de produção e revisão, especificamente com análise, edição e produção de conteúdo radiofônico e web no Programa do Gringo na Rádio UFSCar (2013) e na coluna semanal do Programa Comemore no Jornal Cidade do Rio Claro (2013).

Rafael Borges Ribeiro dos Santos (Lattes)
Graduado em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Mestre (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos e Doutor (2021) pelo mesmo programa. Fez parte da graduação na Universidade de Valladolid, Espanha (2012 - 2013) e, posteriormente, estágio de Pesquisa na Universidade de Barcelona (2014), sob a orientação do Professor Dr. Jorge Larrosa. A nível de doutorado, fez estágio de pesquisa na Universidade Pompeu Fabra (2019 - 2020), sob orientação do Prof. Dr. Daniel Cassany. Desde 2017 é professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Escola Agrícola de Jundiaí. Atualmente se encontra em Cooperação Técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Desde 2010 desenvolve pesquisas junto ao Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE) e ao Profissionalidade Docente e Ensino de Língua Espanhola (PRODELE). Também participa do Laboratório de Investigações Bakhtinianas Relacionadas à Cultura e Informação (LIBRE-CI). Possui interesses de pesquisa e atua como coordenador de projetos de pesquisa e extensão em temas relacionados à leitura e à formação do leitor contemporâneo, em língua portuguesa e espanhol como língua estrangeira.

< Voltar à programação