Minicurso 1 - Refletindo a pedagogia de línguas: contribuições da teoria da complexidade/caos
Resumo
Este minicurso propõe uma reflexão crítica e sensível sobre fundamentos e práticas da pedagogia de línguas a partir das lentes da teoria da complexidade/caos. Repensando rotas lineares, previsíveis e pré-estabelecidas, propõe-se uma visão da sala de aula – e de seus elementos sub e supra-aninhados – como um ecossistema vivo, dinâmico e em constante transformação. Nessa perspectiva, o erro, o improviso, as relações afetivas, os diferentes contextos, as múltiplas vozes e ações dos sujeitos são compreendidos como variáveis que se auto-organizam, gerando emergências comportamentais próprias de sistemas interconectados. Serão explorados noções e conceitos como sistemas caóticos, imprevisibilidade, emergência, interdependência, coadaptação, não-linearidade, transdisciplinaridade, atrator caótico, auto-organização, bifurcação, entropia, fractal articulando-as/os a práticas pedagógicas que acolhem a fluidez, a diversidade e a complexidade dos processos de ensino e de aprendizagem de línguas. Mais do que oferecer respostas prontas, o minicurso propõe um espaço formativo para o questionamento crítico, a escuta ativa e a construção coletiva de sentidos, ampliando as possibilidades de pensar e experienciar o ensinar e o aprender no campo das línguas sob o paradigma da complexidade.
Sobre a ministrante
Elaine Ferreira do Vale Borges (Lattes)
Bacharel e Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP, doutora em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da USP e pós-doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Faculdade de Letras (FALE) da UFMG. Fez estágio doutoral na Universidade de Murcia (Espanha). Trabalhou como teacher assistent (TA) no The Joseph H. Lauder Institute of Managment and International Studies da Universidade da Pennsylvania (EUA). Foi diretora cultural da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo (APLIESP). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação em ensino e aprendizagem/aquisição de línguas adicionais (incluindo Libras como L2) e teoria da complexidade/caos, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagens de ensino e pedagogia de línguas adicionais, aquisição de segunda língua e desenvolvimento de professores de línguas adicionais. Foi professora adjunta do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL) na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Nessa instituição, desenvolveu o Projeto de Pesquisa Continuada "Pedagogia Complexa de Línguas Adicionais"; tendo sido Coordenadora da Área de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciaturas em Letras, uma das Coordenadoras Pedagógicas do Curso de Línguas Estrangeiras para a Comunidade (CLEC), Coordenadora Institucional do Programa Inglês Sem Fronteiras da SESu/MEC e do Projeto Paraná Fala Inglês da SETI/PR; e, também, Coordenadora do Subprojeto PIBID-Inglês da CAPES. Desde 2022, faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde orienta pesquisas de mestrado e doutorado na linha de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras com foco na Teoria da Complexidade/Caos. No PPGL/UFSCar, atua como presidente da Comissão de Acompanhamento da Oferta Curricular e como membro da Comissão de Autoavaliação (biênio 2023-2025); desenvolve pesquisa continuada intitulada "O sistema ensino de línguas: a gênese de um fenômeno adaptativo complexo" aninhado às reflexões do "Grupo de Estudos em Racionalidade Sistêmica e Pedagogia de Línguas - GRaSPe" (www.graspe.ufscar.br) do qual é líder. Participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Educação Linguística e Formação de Professores de Línguas" do Diretório do CNPq (PPGL-UFSCar) e do Grupo de Trabalho (GT) "Formação de Educadores na Linguística Aplicada - GTFELA" da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística".